Cartaz 34º Prêmio Design
Museu da Casa Brasileira
Qual a função social do design?
Acredito que o design é coletivo, ele é feito de referências que colecionamos diariamente, experiências que vivemos desde o dia que nascemos e pessoas que cruzaram o nosso caminho. Foi assim que meu cartaz para o 34º Prêmio de Design da Casa Brasileira surgiu, explorando o design de conexões, o design coletivo.
Celebrei-o pelo manual, pelo tecer, o bordado.
Projeto desenvolvido no 4º semestre do curso de Comunicação Visual da ESPM/SP
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Orientação: Professor Marcelo Pliger
O Processo
Por fim, o fotografei em luz natural e corrigi levemente pequenos detalhes pelo Adobe Photoshop – queria que as marcas de tecido continuassem ali – as informações foram inseridas digitalmente.
Na sua 34º edição do Prêmio, o Museu da Casa Brasileira trouxe um questionamento para guiar o desenvolvimento do Cartaz: Qual é a função social do design?
Passei a questionar como enxergo o design, e esbocei em uma folha em branco linhas que se unem, cruzam, foram nós e depois, seguem seus caminhos. Afinal, não podemos dizer que design é isso? Um conjunto de caminhos cruzados, pessoas, histórias e experiências que conseguimos trazer para os nossos trabalhos. O papel social do design é sobre troca, o design é coletivo.
Primeiramente, esbocei o cartaz em uma folha em branco. Imaginando os desenhos que gostaria que os fios fizessem. Cortei o algodão cru no tamanho solicitado para o cartaz, mesmo ele não sendo a arte final, eu queria imaginá-lo preso nas paredes. Desenhei os caminhos e costurei em diferentes pontos e cores. Os pronomes surgiram para representar nossas trocas e as pessoas.