Quando eu era pequena minha mãe sempre dizia "Ai Rafaela, quando você encasqueta com alguma coisa…". Não existe fim da frase, só um grande olhar de "você não me dá um minuto de paz".
Para traduzir a linguagem da minha mãe, encasquetar significa não tirar uma ideia da cabeça. O pior é que sempre achei isso engraçado, porque é puramente verdade. Quando fixo em alguma ideia não sossego até conseguir, até fazer dar certo.
Trazendo para o contexto da moda, as vezes eu coloco alguma roupa, peça ou marca na minha cabeça que eu não sei da onde tirei ou por que estou insistindo tanto naquilo. Eu só sei que quero encontrar. Assumo que as vezes é exaustivo, mas a simples recompensa de encontrar algo que eu queria materializado (mesmo que no fim eu não compre) é maravilhosa demais.
Nessas andanças e mergulhos na deep web (rs) para encontrar aquela blusa com um decote, matéria-prima e babado ESPECÍFICO, já encontrei muita marca, peças e designers incríveis. Mas sempre guardei essas pequenas descobertas para mim. Reparei que talvez seja um certo egoísmo (mentira, é só vergonha mesmo) da minha parte guardar tanta marca legal nas minhas notas do celular.
Então resolvi trazer para a net o que já está na net. Mas na net tem tanta coisa que as vezes fica difícil de encontrar. Então que tal uma curadoria? (vamos colocar nessa palavra que assim fica mais sério, ok? Mas se quiser, pode chamar de "achadinhos")
Já vou logo avisando que nessas "encasquetadas" podemos encontrar de tudo. Marcas pequenas, produtos feito à mão, peças com preços mais acessíveis ou mais altos. Produtos de grandes varejistas que entraram em suas linhas "mais sustentáveis" ou designers brasileiros que fazem peças sob medida.
#01 Calor para quem ama frio
Comecei com esse tema porque é o que eu sinto que acontece comigo. Reparando no meu aesthetic do Pinterest só tem roupa de inverno, desde o inverninho com uma camisa até o invernão de sobretudo. Não fica fácil seguir esse gostinho quando moro em uma cidade de 30º sem vento algum. Eu não amo roupas de calor e percebi que vou precisar adaptar o que eu gosto para minha realidade.
Gola alta sim
Aqui apresento uma amante das golas altas e felizmente a internet também surfou nessa tendência e hoje está muito mais fácil encontrar camisetas, regatas, vestidos etc, com a gola mais fechadinha.
A Narooma é uma marca queridíssima que acompanho há um tempo. Todas as camisetas são feitas em algodão orgânico e/ou certificado e 1% de todo lucro da empresa é doado para a Amazônia.
Essa primeira t-shirt é meu xodó, tenho uma branca que uso SEMPRE (inclusive, estou usando agora). Tingida naturalmente em algodão orgânico.
Um sapato meio aberto, meio fechado
Quando eu falo que eu não me identifico muito com roupas de calor, isso também para nos pés. (Já fui julgada pelo namorado bahiano de esquecer os chinelos quando viajamos para a praia). Não sou a pessoa mais acostumada do mundo com rasteirinhas, essa transição está acontecendo agora, tem dias que eu acho lindo e tem dias. quetudo que eu queria era um bom sapatinho fechado nos meus pés.
Até que encontrei essa papete (meio melissa) da Quattre e me apaixonei. Ela tem esse acabamento em palha que deixa com mais carinha de verão.
Uma marca legal :)
Descobri essa marca chamada Argi, as roupas me chamaram atenção por ter um toque mais fresquinho, mas não necessariamente serem roupas de verão ultra coloridas e estampadas. Mas o que mais gostei foi vagando nos destaques de "sobre nós" que eles dizem que não são uma marca sustentável (realmente, usar esse termo é complicado e depois explico o porque), eles se denominam uma marca responsável e seu objetivo é reduzir ao máximo seus impactos sociais e ambientais.
Comentarios