Se alguns anos atrás alguém me falasse que estava optando por cosméticos mais naturais, logo me vinha à cabeça a imagem de uma pessoa abraçando árvore, completamente zen. Bom, essa ideia (erradíssima) que eu tinha sobre os produtos naturais mudou 100%. Hoje vemos cada vez mais produtos naturais, veganos e orgânicos se tornando mais acessíveis, mais comerciais e mais difundidos no mercado. As pessoas estão falando e procurando mais produtos que não tenham ingredientes químicos em sua composição (uhu).
E faz sentido, não? Se pararmos para observar, quantos produtos sintéticos temos só na nossa pia do banheiro? Vamos falar no básico como: pasta de dentes, sabonete, cremes, maquiagens, protetor solar, desodorante, shampoo, condicionador e a lista só cresce! Utilizar produtos não-naturais se tornou tão comum na nossa rotina que nós nem reparamos mais que eles estão ali.
A grande questão é que a partir da hora que você começar a reparar neles, não tem como "desreparar" (posso usar essa palavra aqui?).
Em 2018 eu passei a procurar só por cosméticos veganos, e em 2019 eu entendi que além de veganos, eles também podiam ser naturais. De pouquinho, em pouquinho eu fui substituindo. (ainda uso produtos com ingredientes sintéticos hoje, a ideia é sempre tentar ir para o natural e fazer essa transição com o tempo)
Porque optar por cosméticos naturais
Eu ainda não expliquei os motivos que me levaram a essas mudanças. Então vamos lá (lembrando aqui que eu não sou nenhuma médica dermatologista, química etc. o que vou escrever aqui vem de muitos estudos que venho acompanhando):
Ingredientes nocivos para a nossa saúde:
por mais absurdo que isso possa parecer para muita gente, vários produtos que usamos na nossa rotina tem em sua composição ingredientes super alergênicos, cancerígenos, podem interferir no funcionamento hormonal e alguns têm risco de intoxicação por serem cumulativos no nosso corpo.
É muito doido pensarmos como um produto que está ali para cuidar da gente pode causar tudo isso, não é? Mas o que passei a refletir é que usamos esses produtos TODOS os dias, desde que nós somos bebês. E diferente da geração dos nossos pais, por exemplo, cada vez inserimos mais produtos, mais sintéticos na nossa rotina.
A nóia é: será que nosso corpo aguenta por quanto tempo?
Troquei uma ideia com a Paula, química e fundadora da Apta Cosméticos e olha só um pouco do que ela me contou sobre o uso de Cosméticos Naturais.
"Não são todos os sintéticos que fazem mal para nós, para a nossa pele ou para o meio ambiente. Mas é importante nós aderirmos os produtos mais naturais como forma de nos proteger de possíveis intoxicações e alergias. Podemos observar cada vez mais pessoas desenvolvendo novas alergias e intolerâncias à algum produto, seja ele cosmético ou mesmo um alimento"
Ingredientes nocivos para o meio ambiente:
da mesma forma que a composição do produto pode ser nociva para nós, também pode ser nocivo para o mundo. Podendo poluir terra, água, prejudicar a vida marinha e por aí vai…
Nós precisamos de tantos químicos assim?
Voltando a reflexão ali de cima, qual é o resultado de tudo isso a longo prazo? Diferente do que muitos podem estar pensando ao chegar aqui é que eu sou uma pessoa 100% natureba, que não usa de jeitos nenhum produtos químicos. Bem, isso é uma grande mentira, ainda uso e muito mais do que imagino. Eles estão presentes na nossa rotina e mudá-los é um processo lento e contínuo, não é da noite pro dia que conseguimos construir uma rotina livre de qualquer ingrediente nocivo.
Diferença entre naturais, orgânicos e veganos
Veganos
Vejo muita gente confundindo cosméticos veganos com os naturais. Os veganos não tem nenhum ingrediente animal em sua composição, como ceras de abelha, mel, leite etc. Além disso, esses produtos não realizam testes em animais, entretanto, não são todos cruelty free que são veganos.
É muito comum encontrarmos cosméticos veganos NÃO naturais, pensa só: um produto feito só de sintéticos (e não testado em animais) é vegano, mas não é natural.
Veja essa lista com certificado do PETA de marcas cruelty free
Naturais
Agora, na vez dos naturais, são os produtos com 95% da sua formulação composta por matérias-primas naturais, segundo o Instituto Biodinâmico (IBD). Nele encontramos óleos naturais, óleos essenciais, pigmentos naturais etc.
Vale lembrar que não é porque um produto é natural que ele é vegano, o selo do IBD permite que sejam utilizados subprodutos como mel e leite. Mas, nenhum pode ser testado em animal.
Orgânicos
Da mesma forma da comida orgânica, esses cosméticos tem seus ingredientes livres de fertilizantes químicos e agrotóxicos! Ou seja, ele é o natural do natural, respeitando o processo de plantio e colheita de cada ingrediente. Além de proteger o solo, a água e os agricultores! Segundo o IBD, a formulação deve conter pelo menos 95% de matéria-primas certificadas orgânicas. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água e matérias-primas naturais.
Listei aqui alguns dos meus queridinhos que estão na minha rotina!
Shampoo e Condicionador em barra da B.O.B
Natural, Cruelty Free, Vegano e Plastic Free. Compre aqui
Maquiagens da Baims
Uso o BB Cream Compacto e o Blush (na cor Peach)
Natural, Orgânica, Vegana e Cruelty Free. Veja mais aqui
Skin Care da Simple Organic
Uso o Blending Facial e a Vitamina C
Natural, Orgânica, Vegana e Cruelty Free. Veja mais
Sabonete de Argila Branca com Lavanda da Terral
Natural, Vegano e Cruelty Free. Compre aqui
No meu dia a dia eu vou sempre testando um novo produtinho aqui, outro ali. Mas não quero indicar nada que eu ainda não tenha testado de várias marcas diferentes, ou que eu tenha certeza que encontrei o ideal (para mim). Vou compartilhando esse processo de descoberta com vocês :)
Comments